POR QUE APRENDER FÍSICA?

1°) Avanços tecnológicos e a natureza (da utilidade): o conhecimento em física permite aos indivíduos compreender e explicar fenômenos naturais presentes ou não no seu dia-a-dia bem como o funcionamento de máquinas e aparelhos elétricos.
“O ensino de física permite uma compreensão mais ampla da tecnologia que nos rodeia. De forma geral, podemos afirmar que essa maior compreensão possibilita: a utilização mais eficiente e segura dos recursos tecnológicos, o conhecimento do funcionamento de alguns equipamentos básicos e uma melhora na facilidade de leitura de manuais e instruções técnicas”.
“A física nos explica quando alimentado com eletricidade uma resistência libera energia em forma de calor, por isso é necessário um pequeno ventilador no computador, pois o mesmo precisa manter um certo limite de temperatura para que não haja danos nos componentes do gabinete”.

2°) Pensamento científico: o ensino de física contribui para o pensamento científico e investigativo, para a formalização dos conceitos e o rompimento com o conhecimento não científico.
“Enfim, a física é importante para que possamos descobrir o que ocorre a nossa volta, já que, tudo é explicado e provado cientificamente, nos deixando mais seguros sobre o que estamos aprendendo”.

3°) Desenvolvimento do raciocínio: o ensino de física contribui para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio.
“[...] ensinar física (o mesmo vale para as outras disciplinas também) é uma forma de inclusão das pessoas no mundo da tecnologia, do pensamento científico. Uma oportunidade, também, para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e interpretativo”.

4°) Resposta para questões metafísicas (questionamento metafísico): a física é vista como o conteúdo que tem as resposta para questões metafísicas.
“Há questões que sempre martelaram a humanidade, bem no fundo de sua mente: De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? Há respostas em diversos níveis. Na antropologia, na psicologia, na biologia...Porém, no nível mais fundamental possível se encontra a física”.

5°) Vestibular e o mercado de trabalho: o ensino de física deve atender às expectativas dos estudantes quando ao vestibular e concursos públicos.

6°) Desenvolvimento da ciência e/ou econômico (a econômica): o ensino de física é importante para o desenvolvimento científico e econômico do país.
“Seja na tecnologia, seja em problemas ambientais ou na capacidade de modelamento do futuro econômico, uma humanidade sem preparação adequada estará fadada ao fracasso. Na atual conjectura (sic), qualquer falta de estímulo educacional à ciência pode, por menor que seja, determinar a queda de um país na hierarquia capitalista”.

7°) Transformação do indivíduo e da sociedade (da democracia): o ensino de física contribui para desenvolvimento do pensamento crítico, para a formação de um cidadão mais consciente dos problemas sociais que envolvem a ciência ou mais participativo no seu meio cultural.
“[...] para formar um cidadão crítico por meio da física é importante, primeiramente, proporcionar a ele, acesso ao conhecimento de forma contextualizada, explorando a curiosidade que indivíduo tem em entender uma notícia de Jornal, da internet, de um determinado fenômeno do cotidiano”.

8°) Despertar curiosidade: As repostas fornecidas pela física aos fenômenos incentivam a busca por mais questionamentos, aguçando ainda mais a curiosidade, pois quanto mais se responde os porquês, mais porquês aparecem.

SNEF 2009 – VITÓRIA-ES


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